O PET (do inglês Tomografia por Emissão de Pósitrons) é um exame de imagem que avalia o metabolismo dos órgãos. O exame é feito em combinação com a tomografia computadorizada para agregar a informação anatômica das regiões de interesse.
O exame é realizado cerca de uma hora após a injeção venosa de pequena quantidade do material radioativo com o intuito de rastrear os órgãos e estruturas em que este se concentrou. A radiação emitida é captada pelo PET durante os 20-30 minutos de exame na sala de imagem.
O PET tem indicações na cardiologia, neurologia e doenças infecciosas, mas a sua grande indicação é para a detecção de tumores e suas metástases. O material radioativo mais usado é a glicose em cânceres de pulmão, mama, intestino, esôfago, melanoma, cabeça/pescoço e nos linfomas. No entanto, nem todos os cânceres demonstram aumento significativo do metabolismo da glicose. Para esses tumores são utilizadas substâncias radioativas que se acoplam a receptores específicos das membranas da célula tumoral, tais como o antígeno de membrana específico da próstata (PSMA) para o câncer de próstata e o análogo da somatostatina para os tumores neuroendócrinos (DOTA).
Quando bem indicado, o PET auxilia o médico na escolha do melhor tratamento porque alterações metabólicas tendem a aparecer antes das alterações estruturais detectadas por outros exames de imagem, permitindo assim um diagnóstico mais precoce.
Dr. Fábio Peroba Esteves
Responsável Técnico CRM/SC 20571 | RQE 12003
Localização
OncoPETscan Tratamento e Diagnóstico por Imagem Molecular Ltda
Rua Sebastião Cruz, 90 - 2º Andar
Jardim Blumenau - Blumenau/SC - CEP: 89010-340
2025 - © Todos os direitos reservados