Diagnóstico de Tumores Neuroendócrinos - OncoPETscan - Tratamento e Diagnóstico por Imagem Molecular

Diagnóstico de Tumores Neuroendócrinos

Os tumores neuroendócrinos são um grupo de neoplasias com origem em células endócrinas de diversos órgãos como pâncreas, intestino, pulmões e muitos outros. O sistema neuroendócrino é responsável pela produção de hormônios para regular diversas funções do nosso corpo, tais como a digestão, a respiração e a forma que nosso organismo reage ao estresse. No Brasil, estima-se uma incidência de cerca de 10 mil novos casos de tumores neuroendócrinos por ano. Esses tumores têm comportamento muito distintos, alguns crescem bem lentamente e outros são mais agressivos. Aqueles que têm maior semelhança ao tecido do qual se originaram são classificados como bem diferenciados (graus I e II com baixo ki-67) e aqueles com maior taxa de proliferação celular são classificados como pouco diferenciados (grau III com alto ki-67). Os tumores neuroendócrinos bem diferenciados têm como característica comum a expressão dos receptores de somatostatina, enquanto os tumores pouco diferenciados, chamados de carcinomas neuroendócrinos, apresentam pouca ou nenhuma expressão desses receptores.

 

O PET DOTA é um exame que utiliza uma medicação radioativa de baixa dose com afinidade específica para os receptores de somatostatina. O exame possibilita determinar onde o câncer se encontra e se este já se espalhou para outros órgãos. O PET DOTA é o melhor exame de imagem para pacientes com tumores neuroendócrinos bem diferenciados porque é mais sensível e mais específico que os exames de imagem convencionais mais utilizados, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

As indicações para o exame de PET DOTA incluem o estadiamento inicial para avaliar se a doença já se espalhou para outros órgãos, a pesquisa da lesão primária quando esta não se evidencia nos exames de imagem convencionais e determinação do grau de expressão de receptores da somatostatina para tratamento com octreotida (Sandostatin) ou ainda com o lutécio-177 DOTA (tratamento com radiação).

 

Diretor Técnico

Dr. Fábio Peroba Esteves
CRM 20571 - RQE 12003

Localização

OncoPETscan Tratamento e Diagnóstico por Imagem Molecular Ltda
Rua Sebastião Cruz, 90 - 2º  Andar
Jardim Blumenau - Blumenau/SC - CEP: 89010-340

2020 - © Todos os direitos reservados